2 – Espaço Companheiro

comentario1
2 – Espaço Companheiro

Ir.´. Fernando Colacioppo (MI)
Não use este espaço com assuntos proibidos pelas nossas leis, TFA Fernando Colacioppo

Para escrever sua mensagem ou pesquisar no final da pagina clique em comentários, ao entrar va no final da pagina onde terá uma janela para escrever a sua mensagem.

www.redecolmeia.com.br
www.mason.kit.net/redecolmeia
Rede Colméia a rede que permite você conhecer mais irmãos.
Na rede se troca informações e se confraterniza, segredo é de boca para o ouvido.
mensagens urgentes deverão ser postadas na nossa comunidade no Orkut.
O atalho cmm da nossa rede no Orkut. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6737257
A Rede Colméia não se responsabiliza pelos e-mal’s e sites que estão linkados na nossa rede.

91 respostas para 2 – Espaço Companheiro

  1. Fernando disse:

    Caros Ir\

    São 5 trabalhos para apresentar como aprendiz em 1 ano, 5 trabalho como companheiro e tem que assistir 4 seção em 6 meses sendo 2 fora de sua loja.
    Aprendiz = grau 1, companheiro = grau 2, mestre = grau 3, filosóficos => do grau 4 ao 33 é feito fora da nossa Loja.

    Bibliografia:
    01) Boucher, J. – “A Simbólica Maçônica”
    02) Camino, R. da – “Dicionário Filosófico de Maçonaria”
    03) Castellani, J. – “Cartilha do Aprendiz” e “Dicionário Etimológico Maçônico” vol-V
    04) Charlier, R. J. – “Pequeno Ensaio Simbólica Maçônica nos Ritos Escoceses”
    05) Christian J. – “A Franco-Maçonaria”
    06) Figueiredo, J. G. – “Dicionário de Maçonaria”
    07) Moreira, A. P. – “Chave dos Mestres”
    08) Prado, Luiz – “Roteiro Maçônico para o Quarto de Hora de Estudos”
    09) Pusch, J. – “ABC do Aprendiz”
    10) Santos, S. D. – “Dicionário Ilustrado de Maçonaria”
    11) Tourret, F. – “Chaves da Franco-Maçonaria”
    12) “Ritual do Simbolismo – Aprendiz Maçom”
    13) Pesquisas em “Sites” Maçônicos na Internet. http://www.atrolha.com.br
    14) Comentários ao Ritual de Aprendiz de Nicola Aslan – Editora Maçônica.
    15) Maçonaria Mística de Rizzardo Da Camino – Editora Aurora
    16) Assis Carvalho – Caderno de estudos maçônicos (O Aprendiz Maçom Grau 1)
    17) José Castellani – Maçonaria e Astrologia
    18) José Castellani – O Grau de Aprendiz Maçom
    19) Rizzardo da Camino – O Aprendiz Maçom
    20) Edição 1999 – Ritual do Grau de Aprendiz
    21) Aslan, N. – “Comentários ao Ritual de Aprendiz Vade – Mécum Iniciático”
    22) José Castellani – A Maçonaria Moderna (deste livro tirei 2 trabalhos)

  2. airton aguirre disse:

    Prezados IIr.’., gostaria de receber e-mail sobre assuntos relacionados ao grau de companheiro (cujo grau fui elevado em novembro passado no rito de York.)
    TFA
    Ir.’. Airton / golepe1956@yahoo.com.br

  3. juliano abreu disse:

    ola fernando como faço para adiquirir lista de empresario m..obrigado juliano

  4. Claudio Henrique de Lira disse:

    COMP:.M:.
    CADASTRO MAÇON -1773
    GRANDE ORIENTE INDEPENDENTE DO RIO DE JANEIRO
    RUA TEOTONIO DE BRITO, 300 – FONE (21) 22601998
    OLARIA-RIO DE JANEIRO-RJ
    LOJA PORTAL DA LUZ N.16 -portaldaluz16@superig.com.br

  5. DERMEVAL .´. disse:

    Caros Irms.´.
    S.´.F.´.U.´.
    Necessito urgente de remedio ERBITUX nome cientifico CTUXIMABE, qualquer informação a respeito ficaria eternamente grato
    TFA.´.
    DERMEVAL
    TEL 13 97855003 OU 13 33615544

  6. sylvio arruda disse:

    estou procurando, para um trabalho, os grandes filosofos. poderiam me ajudar,?
    preciso de algum trabalho, ou indicação.
    obrigado

  7. Ebert Viard Junior disse:

    Gostaria de receber informações, instruções e trabalhos, através do correio eletrônico, com relação ao Grau 2.
    Estou na segunda instrução
    Antecipadamente, muito obrigado.
    TFA

  8. Ebert Viard Junior disse:

    Estou retornando, pois, enviei meu correio eletrônico com erro.
    Sendo assim, gostaria de receber informações, instruções e trabalhos com relação ao Grau 2.
    Estou na segunda instrução.
    Antecipadamente, muito obrigado
    TFA

  9. RODRIGO disse:

    Gostaria de uma explanação sobre a Segunda Instrução do Grau de Companheiro.

    Obrigado.
    Rodrigo

  10. RONALDO F.ANISIO disse:

    gostaria de receber trabalhos da primeira instrução do 2° grau ADONHIRAMITA, estou na primeira instrução (Companheiro)

  11. jose FIRMO ferreira pires disse:

    Sou segundo vigilante recem-impossado, gostaria de mais orientação quanto a instrução aos aprendizes. E m nossa loja praticando o rito de york

  12. claudionor disse:

    gostaria de recer alguns tranalhos sobre a maçonaria e a politica.
    estou no grau 2 e gostaria muito de falar sobre isso na minha oficina. desde ja TFA:.

  13. bolivar dias dos santos disse:

    gostaria de receber trabalhos da segunda instrução do grau companheiro

  14. Ricardo disse:

    gostaria de receber email sobre as instruçao de companheiro maçon
    grato
    Ricardo

  15. walter xavier seefelder junior disse:

    sou ir.. da A..R..L..S.. TIRADENTES Nº 27 DO OR.. DE FÁTIMA DO SUL MS. JURISDICIONADA A GLEMS, DESEJO RECEBER COMENTARIOS SOBRE A SEGUNDA INSTRUÇÃO DE COP..M.., CERTO DA SUA ATENÇÃO, AGRADEÇO.

  16. Luciano disse:

    Caros irmãos,

    sou companheiro da ARLS Igualdade Criciumense nr 66, e solicito comentários das instruções de companheiro.
    Desde já agradeço,
    TFA

  17. Valdeir M. Carvalho disse:

    Caros irmãos,

    Sou companheiro da Loja Construtores do Templo 140 da cidade de Anápolis-GO Cadastro 10528 e gostaria de receber trabalhos da primeira a ultima instrução de comp.`. M.`. p/ estutar e apresentar em minha loja.

    Desde já agradeço

    Atenciosamente,

    Valdeir M. Carvalho

  18. claudio disse:

    Gostaria de receber trabalho sobre primeira instruçao do grau companheiro

  19. marcus vinicius lyra disse:

    gostaria de receber trabalhos sobre as quata e quinta instruçoes do grau de aprendiz rito escocês, para que possa servir-me como bibliografia.
    sou aprendiz da loja fé e confiança número 1-guajará-mirim-ro, filiada a glomaron(porto velho).
    abraços fraternos

  20. Queridos irmãos,

    Gostaria de receber trabalhos da primeira a quinta instrução de companheiro maçon

    T.F.A

    Claudio

  21. Cícero Gabriel Sandes de Oliveira disse:

    IIrm:. Fraternos,

    Sou Comp:.M:. E:.V:.A:.E:.F:. elevado a pouco tempo, pertenço a Loja Luz e Verdade n° 23 – Delmiro Gouveia – Alagoas, gostaria que se possivel me enviassem os cinco trabalhos das instruções não para eu copiar mais para ter uma melhor orientação para fortalecer a minha vontade de fazer progressos e conseguir aumento de salário, já que sabemos que o 2° Grau é na verdade o demais importante do nosso ritual, que o G:.A:.D:.U:. nos fortaleça para que possamos tornar esse mundo profano em um mundo melhor, um triplice abraço fraterno, estou no aguardo.
    Cícero
    Comp:.M:.

  22. Marcos disse:

    Caros irmãos, gostaria de receber trabalhos, ou comentários sobre as instruções de comp:., estudando em equipe, os trabalhos serão mais eficazes, e nós aprenderemos mais.

    T:. F:. A:.

    Maracos.

  23. Marcos disse:

    Caros irmãos, gostaria de receber trabalhos, ou comentários sobre as instruções de comp:., estudando em equipe, os trabalhos serão mais eficazes, e nós aprenderemos mais.

    T:. F:. A:.

    Marcos.

  24. Caros irmãos:
    Pertenço ao Grande Oriente de Minas Gerais cim 18477
    Loja Estrela Sertaneja N 181 em Curvelo M.G.
    Gostaria muito de receber uma explanação sobre a terceira instrução do grau de companheiro.

  25. paulo kapusniak neto disse:

    gostaria de receber informaçoes e trabalhos sobre segunda e terceira instrução de companheiro maçom

  26. Leonardo de Mattos Piovezan disse:

    Meus irmãos,
    Estou procurando trabalhos sobre a Palavra Sagrada do Grau de Companheiro.

  27. Heriberto disse:

    Prezados IIr. gostaria de receber trabalhos da 6ª e 7ª Instrução de Companheiro, desde já agradeço.
    Que o G.A.D.U nosso Deus os abençoe.

    Um T.F.A, desse Ir.que lhe é grato.

  28. fabio pessoa Cavalcanti disse:

    meus irmãos, gostaria de receber trabalhos sobre companheiros, minha elevação foi agora dia 12/02/2009 – loja união e harmonia casanovense-136 estado da bahiaindetificação 28669
    um T.F.A. desse ir.que o G.A.D.U. nos proteja..

  29. Brunogonçalves disse:

    meus irmãos da maçonaria sou companheiro maçom E.v.a.e.f.da loja Novos templários de são josé do rio pardo e queria receber trabalhos de instrução do grau de companheiro foi elevado a pouco tempo que o grande arquiteto do universo nos abençoe.

  30. Valter Franz Weber disse:

    IIR:.

    Recentemente fui elevado ao Gr:. Companheiro.
    Integro a Loja Universo Arte Real Nr.2947 -
    Penha – SC. (Rito Escocês Antigo e Aceito).
    Gostaria muito de receber trabalhos pertinentes
    ao Gr:.
    O G:.A:.D:.U:. os proteja
    TFA:. do Ir:. que muito lhes agradece.

  31. Valter Franz Weber disse:

    IIR:.

    Recentemente fui elevado ao Gr:.Companheiro.
    Integro a Loja Universo Arte Real Nr.2947 -
    Penha – SC. (Rito Escocês Antigo e Aceito)
    Gostaria muito de receber trabalhos pertinentes
    ao Gr:.
    Que o G:.A:.D:.U:. os proteja
    TFA:. do Ir:.que muito lhes agradece.

  32. JEAN CARLO DOS SANTOS disse:

    Meus irmãos,
    bom dia.

    Tenho de apresentar trabalhos do grau de companheiro, de todas as instruções. Quem puder me envie para que eu possa estudá-los e melhorar os meus trabalhos

  33. sergio Holanda disse:

    Sou da A:.R:.L:.S:. Igualdade, G:.L:.M:.do estado do Ceara, Or:. Fortaleza e Gostaria de receber trabalhos das instrucoes 2,3, 4 e 5,para que possa estudar e comparar com o que fiz melhorando-o.
    Atenciosamente,

    Ir:. SH

    • VINICIUS disse:

      Boa Noite meu Ir.’.

      me envie um email, com sua idade maçonica, loj.’. e Oriente que pertence, para que eu possa te enviar alguns trabalhos que tenho. E voce me enviar os que voce tem.
      T.’.F.’.A.’.

  34. VINICIUS disse:

    A mensagem acima é para o Ir.’. SERGIO HOLANDA, não coloquei o destinatário, estou enviando outra mensagem consertar o erro.

  35. Jânio Ferreira Franco de Amorim disse:

    Gostaria de receber informações sobre o grau de aprendiz maçon no rito escocês, referente a 5ª, 6ª 7ª instrução.
    Obrigado

  36. jose ribamar lima filho disse:

    boa noite irmâos,que o g.a.d.u estenda em suas vidas muitas graças,sou aprendiz da aug.resp.loja uniâo e fraternidade de carajas,gostaria de receber trabalhos referente a quarta e quinta instruçao de aprendiz do RITO Escocês antigo e aceito.
    Atenciosamento:Ribamar

  37. wanderli adriano da silva disse:

    estou com dificudade de encontrar materiais a respeito da marcha do companheiro, se algum ir.: puder me ajudar, por gentileza envie para meu email.desde ja agradeço a todos.T.:F.:A.

  38. boa noite amados irmão, sou comp.maçon da irls Ivan neiva neves nr 2652 – gob vila velha es, gostaria de receber matl. sobre a palavra de passe de companheiro, preciso apresentar meu trabalho e estou com dificuldades para encontrar algo sobre o assunto, agradeço aos que puderem ajudar, obrigado

    • Fernando Braga disse:

      Caro Ir.’.,

      Sou do Oriente de Brasilia, loja Luz do Planalto Central.

      Estou com a mesma dificuldade. Você conseguiu algum material? Caso positivo, poderia repassa-los para mim?

      SFU

      Fernando

  39. Anderson Ferraz disse:

    boa tarde, priciso fazer um trabalho sobre a Palavra de Passe e as Colunas, do grau de C.’.M.’., gostaria de receber alguns para poder estuda-los
    TFA

  40. cley da rocha disse:

    meus irmãos, gostaria de receber trabalhos sobre companheiros, minha elevação foi agora dia 12/09/2009 – loja Monte das Oliveira n28GL, que o G.A.D.U. nos proteja..

  41. AYRES POSSAMAI disse:

    MEUS IRMÃO GOSTARIA DE RECEBER OS TRABALHOS OU MELHOR PEÇAS DE ARQUITERUA DE TODAS AS INSTRUÇÕES DO GRAU DE COMPANHEIRO. NÃO PARA COPIAR, MAS PARA SERVIR DE INSPIRAÇÃO E PARA VER SE ESTOU NO CAMINHO CERTO

    UM GRANDE TFA

    FICO NO AGUARDO

  42. Sou obreiro da A.R.L.S Deus e Humanidade nº 14 da Cidade de Juazeiro do Norte no Estado do Ceará, pertencente a Grande Loja. Gostaria de receber trabalhos de companheiros da primeira a quinta instrução. UM GRANDE TFA
    FICO NO AGUARDO

  43. JORGE AUGUSTO ZANDAVALLI WINCKLER disse:

    Meus irmaos gostaria receber trabalhos de aprendiz, quarta instrução ,sou aprendiz da A.R.L.S. SENTINELA ALTO URUGUAI, NONOAI.RS . UM GRANDE TFA.

  44. valdenir martins de souza disse:

    gostaria ter um explanaçao da 2 instruçao do grau de compahheiro maçon. para ter uma orientaçao

  45. Carlos Gilberto Garcia disse:

    Meus IIr .: Muito me preocupa as solicitações acima referindo a pedido de trabalhos , acredito que os IIr.: estejam pedindo estes trabalhos apenas para fonte de pesquisa e não para copia-los e assim apresentarem em suas oficinas ,pois isto seria muito triste .Devemos pesquisar e aprofundar-mos em nossos estudos para poder-mos crescer como verdadeiros maçons.
    TFA
    Carlos Gilberto
    ARLS Caminho da Luz
    OR.: Franca S.P.

  46. Romeu Loures disse:

    BOA TARDE ACABEI DE SER ELEVADO AO GRAU DE COMPANHEIRO E TENHO DE APRESENTAR UM TRABALHO SOBRE: O SIGNIFICADO DA PALAVRA SAGRADA E DE PASSE DO 2°GRAU DESDE JA AGRADEÇO CASO POSSAM ME AJUDAR COM A PESQUISA.

    T.’.F.’.A.’.

  47. YOITI YOSHIOKA disse:

    Tenho que apresentar a 5ª Instrução de Companheiro Maçom?
    Algum Companheiro teria para sugerir o conteúdo para a 5ª Instrução de Companheiro Maçom?

    Fico grato.

    TFA

    • EDSON disse:

      BOM DIA IRMÃO YOITI

      SOU COMP:.M:. E TAMBÉM TENHO QUE APRESENTAR A 5ª INSTRUÇÃO.
      SOU FILIADO À LOJA CID PEIXOTO DO AMARAL 119 NO ORIENTE DE FORTALEZA.
      PEÇO AO PREZADO IRMÃO QUE CASO NÃO SE INCOMODE, SE CONSEGUIR ALGUMA COISA ME AVISE QUE ESTOU PRECISANDO TB.
      FICAREI GRATO
      TFA

  48. Na 6ª instrução de Companheiro, quando se fala sobre a marcha e suas medidas em côvados (5×0,635) diz-se o seguinte: “Note-se ainda que a soma dos valores absolutos de seus algarismos, 3+1+7+5=7. Isto está correto? Qual a explicação? Agradeceria se alguém me explicasse por E-mail.

    • juraci de araujo disse:

      Caro companheiro Hélio B.Senra,talves possa achar, que a somatória não expresse o resultado esperado,mas quando se faz a combinação do resultado esperado, consegue-se alcançar a perfeição. T.F.A Juraci de Araujo.

  49. Robson Luiz Martim disse:

    Sou Comp:.M;. da Loja Votuporanga 472, e gostaria de receber trabalhos sobre as instruçoes do grua de Comp;.m:., para poder me aperfeiçoar mais, ritual Escoces Livre e Aceito.

  50. jaime pina disse:

    Boa tarde.

    Gostaria de receber comentarios sobre todas as instruções de apreendiz.

    T.:F.:A
    JAIME

  51. gostria de receber os trabalho de segunda e terceira
    instrução de companheiro maçon
    macedo_willians@hotmail.com

  52. Luiz Carlos disse:

    Meus nobres Ir.’.!

    Gostaria se possivel que me enviassem alguns trabalhos de comp.’. m.’. para aperfeiçoamento.

  53. tomas hemenegildo disse:

    ola queridos IRR.`.achei esse sait muito importante para ajudar os IRR… meu nao sou ainda o.d.a.i.c.i.n.i
    mas procuro o conhecimento q o g.`.a.`.d.`.u posso nos ajudar .

  54. josé heraldo disse:

    Bom dia!

    Tive aumento de sálario a pouquissimo tempo e gostaria de trocar trabalhos e temas p\ pesquisas no grau de companheiro do rito de York, minha potência é GLOB e estou a disposição para qualquer Ir., que queira e precise de ajuda nos trabalhos de aprendiz.
    Meus contatos são tel.; 13\ 7811-1916 ou id. 99*1923
    Heraldo
    T.’.A.’.F.’.

  55. Evaldo Garcia Leite disse:

    Boa noite
    eu fui elevado para companheiro á pouco tempo e gostaria de receber trabalho para sobre a primeira instrução do gr.de companheiro, para que eu possa uma noção para aprensetar na minha loja.
    abrigado

  56. Reinaldo Leme de Oliveira disse:

    Boa tarde ! Fui elevado para companheiro á pouco tempo. Pertenço a loja Luz de Ribeirão Preto SP (Rito Moderno). Gostaria de receber alguns trabalhos dentro desse grau para poder aprender e desenvolver meus conhecimentos.
    Muito obrigado.

  57. Paulo Antonio de Sousa disse:

    Boa noite, gostaria de receber algusn trabalho de companeiro, da 1 a 5 instrucao.

  58. PAULO ANTONIO DE SOUSA, disse:

    caros irmaos, necessito do trabalho da 1º a 7 Instrução de companheiro marçom

  59. Regina Masson disse:

    Caros Ir.’.

    S.’.F.’.U.’.

    Sou C.’.M.’. da A:.R:.L:.M:.S:.M:. CAVALEIROS DA SAGRADA ORDEM DA ARTE REAL DO SILÊNCIO Nº 30.
    E gostaria de trocar experiências com os Ir.’.

    T,’,F,’,A,’,
    Regina Masson

  60. gustavo disse:

    boa tarde,estou na segunda instruçao de c¨.M¨. GOSTARIA DE LER ALGUNS TRABALHOS(REAA)
    TFA
    GUSTAVO

  61. AYRES disse:

    estou terminando minha 4 instrucao de companheiro macon, gostaria de receber essa instrucao de alguem para comparar com a minha no intuito de mlhorar minha peça de aquitetetura

  62. Elioilson Mendes Ferreira disse:

    Caros irmãos,

    Sou companheiro da Loja Mestre Pythagóras nº 127,Orinte Goiânia-GO Cadastro 11211 e gostaria de receber trabalhos da primeira a ultima instrução de comp.`. M.`. do Simbolismo Maçônico R.:E.:A.:A.: p/ estutar e apresentar em minha loja.

    Desde já agradeço

    Atenciosamente,

    Elioilson

  63. Quero receber trabalhos do Grau de Companheiro.

  64. Desejo receber trabalho do Grau de Companheiro.

  65. Luiz Fernando Reschke disse:

    MEUS IRMÃO GOSTARIA DE RECEBER OS TRABALHOS E PEÇAS DE ARQUITERUA DE TODAS AS INSTRUÇÕES DO GRAU DE COMPANHEIRO, PARA ESTUDARMOS EM EQUIPE, PARA SERVIR DE INSPIRAÇÃO E VER SE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO
    UM GRANDE TFA

  66. Carlos Bautz disse:

    Caros irmãos,

    gostaria de receber trabalhos da primeira a ultima instrução de comp.`. M.`. p/ estutar e apresentar em minha loja.

    Desde já agradeço

    Atenciosamente,

    Carlos Bautz

  67. israel gomes disse:

    gostaria de receber informaçoes de companheiro.

  68. Helio Brandão Senra disse:

    O tríplice abraço fraternal tem sua origem em um dos pontos de perfeição do Mestre Maçom?
    Qual o 1º movimento no tríplice abraço? Na GLMMG é o braço esquerdo na lateral direita do pescoço, enquanto na GLMRJ é o braço direito na lateral esquerda do pescoço.Quem está certo?
    Tríplice abraço.
    Helio Brandão Senra

  69. Lucinilton disse:

    Boa noite!!

    Caros irmãos.
    Sou do oriente de Fortaleza-Ce, pertenço a loja ARLS LUZES DA SABEDORIA 140 GLEMC REAA
    Preciso de um trabalho sobre a terceira instrução de comp M.:
    Fico no aguardo
    Abraços fraternos
    Lucinilton

  70. evaldo garcia leite disse:

    gostaria de receber mensagem par o quarto hora de estudo sobre o grau de companheiro e tambem trabalho de companheiro.

    T.`.F.`.A.`.

  71. evaldo garcia leite disse:

    gostaria de receber mensagem para o quarto hora de estudo sobre o grau de companheiro companheiro.

    T.`.F.`.A.`.

  72. wallace carvalho gomes disse:

    Olá meu Ir.’. td bem ?
    se puderes me enviar por e-mail os trabalhos de comp.’. M.’. ,tenho que estudar pra apresentar a primeira e a segunda instrução,agora quinta feira dia 17/11 . Sou do oriente de ALTAMIRA -PA. Loja ESTRELA DA AMAZÕNIA N 35. Ir.’. Wállace Carvalho Gomes.
    meu e-mail. wallacegms19@gmail.com
    aguardo,obrigada T.’.F.’.A.’.

  73. eliezer disse:

    OLA IRMÃO ESTOU PRESCISANDO DE UM TRABALHO DE COMPANHEIRO MAÇOM 3 INSTRUÇÃO PODERIA ME AJUDAR
    UM T.` .F. ` .A.´.

  74. GILSON disse:

    ola meu ir estou precisando de um trabalho se companheiro 3 instruçao se poder me ajudar um T.F.A.

  75. Ivanildo disse:

    Olá, estou precisando de um trabalho ou um modelo, para poder fazer a 6ª Instrução de aprendiz.
    Grato
    T.` .F. ` .A.´.
    Ivanildo

  76. carlos jean disse:

    caros irmãos.´.gostaria de retornar meus trab.´. já que estava adormecido, motivo estudos.´. Más perdi docs em assalto em Brasilia-DF.´.O que fazer? cart’.ident’.maç.´. 0205, S.´.SIMB.´.N.´. Negreiros nr 09 Aug.´.Resp.´.. Loj.´.

  77. ola meus irmaos sou josé antonio da grande loja maçonica de arapiraca uniao e bondade gostaria de ter informaçao da quinta instruçao do grau de aprendiz . zeantoniosinete13@hotmail.com
    .

  78. Ricardo Ferme Moreira disse:

    Boa tarde!
    Recentemente passei a companheiro maçom em Bagé RS da loja Estrela dos Magos nº 41. gostaria de receber trabalhos sobre as instruções de companheiro, para estudos e fazer um trabalho para apresentar no dia 06/08/2013, enviar para: ricardoferme@bol.com.br

  79. Wilson de Oliveira Carvalho disse:

    Caros IIr.’. boa tarde, por gentileza;
    Peço a fineza de indicarem algum site para que seja pesquisado a 4ª e 5ª instrução do Gr.’. de comp.’. Em última análise cópia dos citados trabalho para a mesma finalidade. TRFA.’.

  80. moageiro disse:

    Nobre ir.’. gostaria de receber trabalhos no grau de COMP.’. M.’., ja estamos em nossa 5ª instrução,mas se possível, gostaria de estudar algumas peças desde a 1ª instr. p/ fortalecer nosso conhecimento. TFA.’. luismoageiro@hotmail.com

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

